LAN

Como atribuir um endereço IP fixo a utilizadores da LAN?

Enquanto o router DrayTek for o servidor DHCP para a rede LAN, o router permite atribuir um endereço IP Fixo a um dispositivo da rede LAN, usando a funcionalidade de Bind IP to MAC. Se reservar um endereço IP, este será excluído da DHCP pool, e apenas o dispositivo (endereço MAC) a ele vinculado pode obter esse endereço IP do router. Esta característica permite ao administrador de Rede atribuir a alguns dispositivos um endereço IP específico enquanto utiliza DHCP para a configuração IP da rede, especialmente para dispositivos que são frequentemente acedidos por outros clientes LAN, tais como impressoras, NAS, Câmaras IP ou Servidores. Além disso, permite ao administrador de Rede gerir o endereço IP de cada cliente LAN, sem a necessidade de configuração manual em cada dispositivo individualmente.

Como configurar Bind IP to MAC:

1 – Aceder ao menu “LAN >> Bind IP to MAC” e activar funcionalidade em “Enable”

2 – Adicionar uma entrada (Mac Address) à lista de ligação IP-MAC. A tabela ARP mostra os dispositivos que estão ligados ao router e o seu endereço IP actual. Pode adicionar um endereço MAC a partir da tabela ARP, seleccionando um dispositivo da tabela ARP (ponto A) e depois clicar em Add (ponto B):

Ou pode introduzir manualmente o endereço IP e um endereço MAC, e depois clicar em Add:

3 – No fim, clique em OK para aplicar as definições:

modo Strict Bind:

Quando o Bind IP to MAC funciona em modo normal, um dispositivo da lista receberá sempre o endereço IP atribuído cada vez que enviar um pedido de DHCP. Quanto aos dispositivos não listados, obterão um endereço IP da DHCP pool, mas fora da IP Bind List. No entanto, se actviar o modo Strict Bind, apenas os dispositivos da IP Bind List serão autorizados a aceder à rede. O router bloqueará o acesso aos dispositivos NÃO incluídos nesta lista. Uma vez que apenas dispositivos registados podem ter acesso, o modo Strict Bind pode adicionar uma camada de segurança à sua rede.