Como configurar Link Aggregation (LACP) entre switches?

O Link Aggregation é um método que lhe permite ligar dispositivos com vários cabos físicos, graças ao qual obtém maior largura de banda e fiabilidade (redundância).

Os VigorSwitches suportam dois tipos de Link Aggregation:

  • LACP (Link Aggregation Control Protocol / 802.3ad)
  • Static

Para portas Ethernet RJ45, são normalmente utilizados cabos UTP, e para portas SFP/SFP+, são utilizados cabos DAC ou módulos de fibra óptica (SFPs).

Nota : Antes de começar esta configuração, certifique-se de que tem apenas um cabo de rede ligado entre os switches. O segundo cabo de rede só será ligado quando a configuração de LAG estiver concluída.

1 – Aceder ao menu “Switch LAN > Link Aggrregation > LAG Setting”

Por defeito o Load Balance Algorithm é em modo IP/Mac Address

2- Aceder ao menu “Switch LAN > Link Aggregation > LAG Port Setting” (Salte este passo se estiver a criar um LAG para portas Ethernet RJ45) e para a LAG1 ao qual se adicionaram os módulos de fibra óptica SFP/SFP+, definir Manualmente a velocidade para 1000M ou 10G:

Por defeito as interfaces LAG estão definidas como Auto(10M/100M/1000M).

3 – No menu “Switch LAN > Link Aggregation > LAG Management” escolha o modo LACP (Type) e adicione as respectivas portas ao LAG1 (Ports):

Se utilizar VLANs, configure de acordo para LAG1 no menu “Switch LAN > VLAN Management > Interface Settings”.

4 – Após uma negociação bem sucedida do LACP entre os switches, o estado da ligação (Link Status) aparece como “Up” conforme imagem seguinte: