Introdução ao Stacking

O Stacking é um método de ligar várias unidades de switches (da mesma série) para que possam funcionar como um único switch lógico. Com o Stacking activado, é possível agrupar até 4 unidades de VigorSwitch (que suportem Stacking), permitindo gestão centralizada através de um único endereço IP. Isso não só simplifica a configuração e monitorização da rede, como também melhora a escalabilidade e a flexibilidade. Os administradores de rede podem expandir a capacidade adicionando switches ao stack sem interromper a configuração existente. Além disso, o Stacking permite redundância aprimorada — se a unidade mestre (Principal) falhar, outro switch do stack pode assumir automaticamente para manter a continuidade da rede.

Modelos compatíveis com Stacking e versão do firmware: VigorSwitch G/P2282x, G/P2542x e Q2300x/PQ2300xb versão 2.10.1 ou superior

Componentes de Stacking

  1. Monitor
    O monitor exibirá o ID da Unidade, o estado e o código de erro.
  2. Botão de Stacking
    Instale rapidamente sem fazer login através da operação do botão de Stacking e reduza o esforço na ampliação do número de portas disponíveis.
  3. Porta de Stacking
    O VigorSwitch usa as portas 10G SFP+ como portas de Stacking para ligar as Unidades, exigindo um link 10G para funcionar. Os modelos G e P podem estabelecer Stacking e exibir o PD para as portas no modelo P.

Activar o Stacking

Pressione e mantenha pressionado por 1 a 4 segundos, e veremos o LED inferior direito acender. O sistema estabelecerá o ambiente de Stacking para selecionar automaticamente qual Unidade será o primário. O ID começa de 0 a F, sendo a prioridade da mais alta para a mais baixa. O ID primário é sempre 0.

Comportamento do botão:

Modificar a Prioridade

  1. Se desejar modificar a prioridade, mantenha pressionado por 1 a 4 segundos para desactivar o Stacking. Não é possível entrar no modo de definição de prioridade quando o Stacking está activado.
  2. Quando o Stacking estiver desactivado, mantenha pressionado por 4 a 7 segundos para entrar no modo de definição de prioridade.
  3. O interruptor entrará no menu de prioridade. Mantenha o botão pressionado novamente e o menu exibirá o ID de prioridade de F → 0 → 1 → 2 → ∙ ∙ ∙ → E enquanto mantiver o botão pressionado.

4. Solte o botão para escolher a prioridade quando o número de identificação desejado for exibido no monitor.
5. Habilite o Stacking novamente e aguarde que os switches apliquem a prioridade. Deve funcionar com o número de identificação que acabou de configurar.

Adicionar uma nova Unidade

É simples adicionar uma nova unidade num ambiente de Stacking em funcionamento. Ligue uma nova unidade de switch a qualquer porta de Stacking disponível e execute os passos para activar o Stacking. A unidade principal irá detectar e adicionar a nova unidade ao ambiente de Stacking.
Tenha em atenção que um ambiente de Stacking pode permitir, no máximo, 4 unidades (1 unidade principal + 3 slots).

Sincronizar Configurações

O ambiente de Stacking permite que os administradores gerenciem as configurações e acessem diferentes unidades pela página WebUI da unidade principal para obter um gerenciamento de IP único.

  1. Ao configurar, por exemplo, o ID de VLAN 100 no primário, a configuração da VLAN 100 também será sincronizada com todas as unidades de slot.
  2. Ao adicionar um novo dispositivo, a configuração actual no ambiente de Stacking será sincronizada com a nova unidade.

Resiliência

Aqui, usamos uma topologia em anel (Ring) como exemplo. Se a ligação entre o primário e o slot n.º 1 estiver inactiva, o ambiente de Stacking detecta a falha e encaminha o tráfego através do slot n.º 2. O tráfego seguirá outra rota para chegar ao destino e manter a resiliência.

Visor de 7 Segmentos

O Visor de 7 Segmentos no VigorSwitch fornece o estado do Stacking:

  1. Stacking bem-sucedido: exibe o ID do dispositivo.
  2. Stacking instável: pisca até atingir um estado estável.
  3. Stacking com falha: alterna entre «r» e um ID de Erro, indicando o motivo.
ID de ErroDescrição
1Incompatibilidade da versão do firmware.
2Problema na configuração do switch.
3Limite máximo de Stacking atingido.

Por exemplo, se ocorrer um erro r-2 durante o estabelecimento do Stacking, o monitor exibirá o código de erro r-2 conforme abaixo:

Aqui está um exemplo de números e letras de A a F e r no Visor de 7 Segmentos para referência:

Upgrade de Firmware

As actualizações de firmware só precisam ser realizadas na unidade principal. Assim que a actualização for iniciada, todos os switches dentro do ambiente de Stacking também serão actualizados automaticamente, garantindo que as versões de firmware permaneçam consistentes em todos os dispositivos.

Veja aqui os modelos de Switches com suporte a Stacking