Como capturar logs de consola do AP via Telnet?
Quando nos deparamos com um problema de ligação sem fios, normalmente aconselhamos os clientes a fornecerem os Logs de Consola do AP para análise e resolução de problemas. Este artigo demonstra como utilizar o acesso via Telnet para recolher os Logs de Consola.
Modelos suportados : VigorAP 906, VigorAP 912C, VigorAP 918R, VigorAP 920R, VigorAP 1000C, VigorAP 1060C.
- Faça download de uma aplicação de Telnet (ex: Tera Term, PuTTY), neste exemplo vamos usar o Tera Term.
- Execute o Tera Term:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/run-teraterm.png)
3. No modo TCP/IP, coloque o endereço IP do AP, seleccione o Service como Telnet (a porta por default é a 23) e clique em OK:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/open-telnet-1.png)
4. Introduza o nome de utilizador e a password de início de sessão do AP para criar a ligação Telnet.
- Introduzir o comando wifi_debug on
- Deixar o cliente wifi com problemas ligar-se ao VigorAP
- Introduza o comando wifi_logdump para mostrar os Logs de Consola do AP:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/04/w2-1024x533.png)
5. Não se esqueça de desligar a captura de Logs de Consola do AP com comando wifi_debug off quando terminar. Caso contrário, o desempenho do AP pode ser reduzido.
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/04/w3-1024x552.png)
6. No menu do Tera Term, aceder a “File >> Log…” :
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/save-the-logs-to-a-file-in-advance.png)
7. Especifique o nome do ficheiro para guardar o Log e seleccione a opção “Timestamp”.
Nota: é essencial seleccionar esta opção, de forma a registar a data/hora ao Log de Consola. A partir da data/hora do Log, podemos saber se o problema do AP ocorre após um evento específico, comparando os Logs de Consola e o Syslog.
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/add-time-stamp-to-the-log.png)
8. Mantenha a sessão do Tera Term aberta até que o problema ocorra. Em seguida, clique em “Close” para parar de guardar os Logs de Consola e envie o respectivo ficheiro de log para o Suporte e Indique o endereço MAC do cliente wifi e a hora a que o problema ocorreu para analisar melhor os Logs.
Para além do ficheiro de Log, forneça mais informações sobre o cliente wifi e o ambiente de rede:
- Syslog
- Modelo/marca da placa do cliente wifi e a respectiva versão do driver
- A distância entre o cliente wifi e o AP
- O método de segurança wifi utilizado
- O ficheiro de configuração do VigorAP
- A versão de firmware do VigorAP