1. O que é o NAT, Duplo-NAT e CG-NAT?
  2. A função de Network Address Translation (NAT) é uma função que o router disponibiliza de forma a partilhar o mesmo acesso à Internet na sua rede LAN. O NAT altera o endereço IP Público (WAN) atribuído pelo seu ISP para um endereço IP Privado (LAN), permitindo que vários dispositivos na sua rede privada (LAN) partilhem […]

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  3. Como configurar cliente DDNS do router num acesso à Internet via Duplo-NAT?
  4. Quando o Router DrayTek se encontra em Duplo-NAT, com IP Privado na sua WAN (Router atrás de outro Router), o cliente de DDNS tem de ser usado em modo “Internet IP”, conforme exemplo: 1 – Aceda ao menu “Applications >> Dynamic DNS Setup” e no respectivo profile da sua conta de DDNS, configure a opção […]

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  5. Comandos CLI (Telnet/SSH) dos routers DrayTek?
  6. Poderá obter a lista de comandos CLI (Telnet/SSH) dos routers DrayTek no respectivo Manual do Router, na parte “Telnet Commands”. Pode obter o Manual na nossa secção de Downloads: Downloads Pode também verificar Online no site da DrayTek em : https://www.draytek.com/support/resources/routers#command […]

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  7. Como posso criar contas de utilizador Admin adicionais nos routers DrayTek?
  8. Pode adicionar vários utilizadores locais com privilégios de Administrador no menu “System Maintenance > Administrator Password” e activar a opção “Enable Local User”: […]

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  9. Como encontrar o Número de Série do seu equipamento DrayTek?
  10. Cada equipamento DrayTek tem um Número de Série único. Poderá necessitar do número de série para activar a garantia do equipamento, activar serviços opcionais ou serviços de suporte. Não deve revelar o número de série na Internet. É uma identificação única do seu equipamento e só deve ser usado em comunicação com a DrayTek, com […]

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  11. Como registar o meu router?
  12. Para activar licenças para alguns serviços da DrayTek, tais como WCF e DrayDDNS, é necessário registar o seu router DayTek no portal MyVigor: 1 – Antes do registo, certifique-se de que o router está a actualizado com o firmware mais recente. 2 – Aceda ao seu router, o qual pretende registar. 3 – Clique em […]

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  13. Como activar o serviço DrayDDNS (Gratuito)?
  14. Os routers DrayTek disponibilizam um serviço de DDNS totalmente gratuito – o DrayDDNS é fornecido com cada Router DrayTek. Cada router pode registar um hostname no domínio .drayddns.com, funciona para todas as interfaces WAN, e só precisa de ser renovado (gratuitamente) uma vez por ano. Activação do serviço DrayDDNS Nota : antes desta activação, confirme que […]

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  15. Como criar um certificado Let’s Encrypt para o meu DDNS?
  16. Os routers DrayTek permitem gerar/importar um certificado gratuito da Let’s Encrypt de forma simples e automática a partir da página de configuração Web do router. 1 – Configure um serviço de DDNS no menu “Applications >> Dynamic DNS Setup” 2 – Após confirmar que o respectivo DDNS está a funcionar/actualizado correctamente, nesse mesmo menu clique […]

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  17. Como renovar o serviço DrayDDNS (Gratuito)?
  18. 1 – Aceda ao seu router e clique em “Product Registration” na parte inferior do menu da esquerda. Irá abrir a página de login MyVigor: 2 – Depois de iniciar a sessão com a sua conta MyVigor, irá abrir a página de Estado dos Serviços. Seleccione o separador DrayDDNS e clicar em Renovar Licença (ou “Renew License”). […]

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  19. Como activar a Licença de Teste Gratuito (30 dias) para o serviço WCF?
  20. Os routers DrayTek disponibilizam um serviço de Filtragem de Conteúdo Web (WCF), e é disponibilizada uma licença de teste gratuito por 30 dias com cada Router DrayTek. Activação do serviço gratuito (30 dias) de WCF Nota : antes desta activação, confirme que o seu Router DrayTek se encontra registado : Como registar o meu router? 1 – […]

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  21. Como renovar o serviço de Web Content Filter (WCF) ?
  22. 1 – Aceda ao seu router e clique em “Product Registration” na parte inferior do menu da esquerda. Irá abrir a página de login MyVigor: 2 – Depois de iniciar a sessão com a sua conta MyVigor, irá abrir a página de Estado dos Serviços. Seleccione o separador WCF > Cyren e clicar em Renovar Licença (ou “Renew License”). O […]

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  23. Como aceder à página de configuração do router?
  24. Ligue ao seu computador com um cabo RJ-45 a uma das portas LAN do seu Router DrayTek Vigor. Abra um Web Browser no seu PC e digite http://192.168.1.1. Uma janela pop-up será aberta solicitando o nome de utilizador e password. Digite “admin/admin” como Username/Password e clique em Login. […]

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  25. Quais as predefinições de fábrica dos routers?
  26. Todos os routers DrayTek Vigor vêm com os seguinte valores de fábrica (origem) : Endereço IP 192.168.1.1 Subnet Mask 255.255.255.0 Servidor DHCP Activado Login / Password admin / admin Porta de Gestão Web (HTTP) 80 Porta de Gestão Web (HTTPS) 443 Porta de Gestão Telnet / SSH 23 / 22 Gestão Remota via WAN Desactivada […]

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  27. Como fazer Upgrade de Firmware ao router?
  28. O firmware do seu router DrayTek Vigor pode ser actualizado através da interface web do seu router. Uma vez iniciada a sessão, navegue para System Maintenance -> Firmware Upgrade. Seleccione o ficheiro de firmware armazenado no seu computador e clique em “Upgrade”. (o firmware mais recente pode ser descarregado a partir deste website na secção […]

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  29. Qual é a diferença entre o ficheiro de firmware “.ALL”, “.RST” e “.SFW”?
  30. O ficheiro “ALL” é o ficheiro de firmware padrão, e o ficheiro “RST” é o mesmo ficheiro de firmware com a configuração por defeito de fábrica. A utilização do ficheiro “RST” para actualização de firmware irá repor a configuração do router para a predefinição de fábrica, que é necessário quando se tenta recuperar o router […]

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  31. O que posso fazer se me esquecer da password do router?
  32. Não existe forma de recuperar a password do router. No entanto, se o router for gerido pelo VigorACS 2/3, pode redefinir a password a partir dele. Caso contrário, terá de redefinir toda a configuração para a predefinição de fábrica (Reset), para que possa voltar a ter acesso com a password predefinida de fábrica : Como […]

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  33. Como fazer um Reset completo ao router?
  34. Existem quatro formas de repor as configurações padrão de fábrica de um Router DrayTek Vigor : Com o router ligado (LED ACT a piscar), premir o botão Factory Reset com um pino, aguardar alguns segundos até o LED ACT começar a piscar rapidamente, depois soltar o botão. Depois disso, o router será reiniciado com a […]

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  35. Como forçar actualização de firmware do router (modo TFTP)?
  36. Existem casos especificos em que fica sem acesso ao router (ex: uma actualização que correu mal), nestes casos poderá forçar a actualização de firmware via TFTP (por LAN), fazendo o seguinte processo : 1 – Configure manualmente o endereço IP do seu PC para um endereço dentro da gama 192.168.1.x (ex: 192.168.1.10); 2 – Pressione […]

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  37. Como capturar pacotes Wireshark (pcap) para análise no Vigor2962/3910/3912?
  38. Na maioria dos casos, a captura de pacotes (pcap) é útil para a resolução/análise de problemas encontrados. No entanto, se quisermos capturar os pacotes que são enviados da porta WAN para a Internet é necessário adicionar um switch entre eles para capturar os pacotes. Nos routers Vigor2962/3910 podemos capturar e descarregar pacotes directamente da interface […]

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  39. Como capturar pacotes Wireshark (pcap) para análise?
  40. Podemos usar o Wireshark com a função de LAN Port Mirror do router DrayTek para capturar pacotes na porta LAN do router. Este tipo de pacotes (pcap) são úteis para análise de problemas entre um host/servidor LAN e o router/WAN, etc. 1 – Descarregue e instale o Wireshark (Wireshark · Go Deep.) no computador que […]

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  41. Como capturar logs de consola do router via Telnet?
  42. Quando o router reinicia inesperadamente ou tem uma falha, normalmente aconselhamos os clientes a fornecerem os Logs de Consola do router para análise e resolução de problemas. Este artigo demonstra como utilizar o acesso via Telnet para recolher os Logs de Consola com o comando “sys con2tel enable“. 3. No modo TCP/IP, coloque o endereço […]

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  43. Como capturar logs de consola do AP via Telnet?
  44. Quando nos deparamos com um problema de ligação sem fios, normalmente aconselhamos os clientes a fornecerem os Logs de Consola do AP para análise e resolução de problemas. Este artigo demonstra como utilizar o acesso via Telnet para recolher os Logs de Consola. Modelos suportados : VigorAP 906, VigorAP 912C, VigorAP 918R, VigorAP 920R, VigorAP […]

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  45. Como capturar logs do router?
  46. Existem várias formas de capturar logs do router via Syslog : Enquanto o método via Syslog Explorer (Web Syslog) permite uma forma rápida de visualizar e descarregar o Syslog, o método via Save to USB Disk permite registar mais dados e incluirá mais informação. E para os modelos de routers que não suportem estes métodos, […]

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  47. Como limitar que rede LAN/IP pode aceder à página de configuração do router?
  48. Se existirem múltiplas sub-redes (VLANs) no router, o Administrador de Rede pode configurar um controlo de acesso baseado em rede LAN ou IP de forma a evitar que clientes LAN não autorizados entrem no router e alterem as definições do router: Por defeito, a página de gestão do router é acessível a todos os clientes […]

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  49. Qual o significado das mensagens de LTE Status?
  50. Após inserir o cartão SIM no router DrayTek LTE e configurar as definições de LTE WAN necessárias para acesso à Internet, tais como APN, código PIN , é apresentado no Menu Principal (lado direito) do router o estado de LTE (LTE Status) onde normalmente é apresentado como “Operational”, o que significa que o módulo LTE […]

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  51. Como permitir acesso para gestão remota a partir de nomes de anfitrião (Hostnames) específicos?
  52. Quando o Router Vigor está localizado remotamente, o administrador de rede pode gerir o router a partir da Internet. Permitir que todos os IPs acedam à sua interface de gestão não é seguro, por isso recomendamos o uso da Access List. A utilização de Access List geralmente requer um IP Estático. O que é que […]

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  53. Como saber o IP atribuído pelo meu ISP?
  54. Para saber o seu IP actual aceda ao menu Online Status > Physical Connection , e na secção WAN Status verifique o IP , conforme imagem seguinte : […]

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  55. Como gerir o router remotamente por Internet?
  56. Os routers DrayTek Vigor permitem acesso para gestão remota, no entanto, este acesso remoto está desactivado de origem por questões de segurança. Se pretender gerir o router a partir da Internet, siga os passos abaixo. No menu “Online Status”, certifique-se de que a interface WAN está online, e que o router tem um endereço IP […]

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  57. Quais as predefinições de fábrica dos APs?
  58. Todos os APs da DrayTek vêm com os seguinte valores de fábrica (origem) : Endereço IP 192.168.1.2 Subnet Mask 255.255.255.0 Cliente DHCP Ligado Servidor DHCP Desligado Login / Password admin / admin Porta de Gestão Web (HTTP) 80 Porta de Gestão Web (HTTPS) 443 […]

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  59. Quais as predefinições de fábrica dos Switches?
  60. Todos os switches DrayTek vêm com os seguinte valores de fábrica (origem) : Endereço IP 192.168.1.224 Subnet Mask 255.255.255.0 Cliente DHCP Ligado Login / Password admin / admin Porta de Gestão Web (HTTP) 80 Porta de Gestão Web (HTTPS) 443 Porta de Gestão Telnet / SSH 23 / 22 […]

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  61. Como se ligar via Cabo de Consola ao switch?
  62. Pode efectuar debugging, configuração ou actualização de firmware através da porta de consola do switch. Para se ligar ao VigorSwitch através de um PC por cabo de consola: Para se ligar ao VigorSwitch através de um Portátil por cabo de consola: Configuração da Porta de Consola: Pode fazer a ligação/configuração através do utilitário PuTTY. Baud […]

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  63. Não consigo chegar remotamente ao meu router LTE?
  64. Verifique qual o endereço IP atribuído pelo seu ISP 4G/LTE, no menu “Online Status > LTE > IP Address” do router LTE DrayTek : Caso tenha um endereço IP deste tipo (100.x.x.x ou 10.x.x.x) nunca vai conseguir chegar remotamente ao Router LTE DrayTek. Este tipo de acessos estão a ser generalizados por parte dos ISPs […]

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  65. Como controlar router LTE remotamente via SMS?
  66. Este artigo exemplifica como enviar mensagens SMS para o router LTE DrayTek de modo a verificar o estado do router ou reiniciar o router remotamente. Nota : para enviar comandos remotamente via SMS, confirme primeiro que o cartão 4G/LTE usado tem o serviço de SMS activo. Como obter estado do router LTE remotamente : 1 […]

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  67. Como forçar actualização de firmware do AP (modo TFTP)?
  68. Existem casos especificos em que fica sem acesso ao AP (ex: uma actualização que correu mal), nestes casos poderá forçar a actualização de firmware via TFTP (por LAN), fazendo o seguinte processo : 1 – Configure manualmente o endereço IP do seu PC para um endereço dentro da gama 192.168.1.x (ex: 192.168.1.10); 2 – Pressione […]

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  69. O que fazer se o desempenho NAT/VPN for inferior ao esperado?
  70. Se o resultado dos testes de velocidade NAT/VPN do router não for tão bom quanto o esperado, podemos fazer os seguintes testes/diagnósticos para tentar resolver o problema: 1 – Certifique-se de que consegue obter a velocidade esperada usando outro dispositivo na mesma ligação à Internet. Se o router DrayTek não conseguir obter o desempenho esperado, […]

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