O que é o NAT, Duplo-NAT e CG-NAT?

A função de Network Address Translation (NAT) é uma função que o router disponibiliza de forma a partilhar o mesmo acesso à Internet na sua rede LAN.


O NAT altera o endereço IP Público (WAN) atribuído pelo seu ISP para um endereço IP Privado (LAN), permitindo que vários dispositivos na sua rede privada (LAN) partilhem o mesmo acesso à Internet.

O NAT também permite proteger a sua rede, bloqueando o acesso remoto directamente aos seus endereços IP locais da sua rede privada (LAN).

O Duplo-NAT (também conhecido como Double-NAT ou NAT Duplo) ocorre quando liga o seu router a outro router. Neste caso a função de NAT é realizada em cada um dos routers, dividindo assim a sua rede em duas redes privadas diferentes.

Em Duplo-NAT, os equipamentos ligados a uma rede privada podem ter problemas de comunicação com os equipamentos ligados à outra rede privada e para além disso também podem ter problemas de comunicação em vários tipos de serviços na Internet, por exemplo:

  • Ligações VPN
  • Redireccionamento de Portas
  • Sites Seguros (que usam SSL)
  • Jogos Online

O Carrier Grade NAT (também conhecido como CG-NAT ou NAT44) aparece devido à escassez de gamas de endereços IP, existem cada vez mais operadores, especialmente para ligações 4G (mas não exlusivo) a optar por este modelo de acesso à internet.


Neste modelo de acesso à Internet, é entregue um IP privado ao cliente e cabe ao agregador de rede fazer o NAT desse ponto para a frente, funcionalidades como VPNs, Port Forwarding para Videovigilância, Jogos Online, etc – serão impactadas.