Qual o significado das mensagens de LTE Status?

Após inserir o cartão SIM no router DrayTek LTE e configurar as definições de LTE WAN necessárias para acesso à Internet, tais como APN, código PIN , é apresentado no Menu Principal (lado direito) do router o estado de LTE (LTE Status) onde normalmente é apresentado como “Operational”, o que significa que o módulo LTE do router DrayTek LTE estabeleceu ligação LTE com sucesso e é capaz de fazer ligação à Internet via 4G/LTE.


Caso não seja apresentado este estado (Operational) e permanecer num estado diferente, significa que existem problemas de ligação à rede 4G/LTE.


Segue lista dos significados dos vários estados possíveis e sugestões:

Search Network

Isto significa que o router DrayTek LTE está a tentar encontrar uma banda ou uma rede para se ligar. Se permanecer no estado de Search Network durante muito tempo, significa que não foi possível encontrar uma banda ou redes 4G/LTE disponíveis. A causa possível pode ser a força do sinal não ser suficiente ou não existir rede disponível à qual o router DrayTek LTE se possa ligar.

Sugestões:

1 – Verificar se as antenas LTE estão firmemente ligadas e se a força do sinal (Level) do router DrayTek LTE é pelo menos : Fair:

O router DrayTek LTE apresenta um nível diferente de força do sinal, consoante o valor de RSSI:

Quando o sinal é fraco, no Syslog do router mostrará:

[4G]<5> signal not detectable!
[4G]<5> Network is still in searching. (state [0])
[4G]<5> signal not detectable!

2 – Verificar se existem redes disponíveis nas proximidades, utilizando o mesmo cartão SIM num telefone ou tentar alterar a definição do SIM (Network Mode) de 4G Only para 4G/3G, no menu “WAN >> Internet Access > LTE > Details Page”:

SIM card not ready

Significa que o router DrayTek LTE não detecta o cartão SIM. Se o cartão SIM estiver inserido, pode significar que introduziu o cartão SIM sem reiniciar o router.

no Syslog do router mostrará:

SIM Card SIM_NOT_INSERTED
[4G]<5> Please make sure the SIM card is inserted BEFORE router is powered on.#

Sugestão :

Reinicie o router DrayTek LTE com o cartão SIM inserido, e verifique se o mesmo já é detectado com sucesso.

SIM card needs PIN code

Isto significa que o router Draytek LTE não consegue utilizar o cartão SIM com sucesso porque o cartão SIM está protegido por código PIN.

Sugestão:

Remova o código PIN do respectivo cartão SIM, e volte a tentar.

Registration Denied

Isto significa que o router DrayTek LTE encontrou uma rede disponível e enviou o pedido de registo, mas o servidor rejeitou a ligação.

no Syslog do router mostrará:

[4G]<5> register state UNKNOWN —–> DENIED#
[4G]<5> Network registration was denied by the visible LTE network.#

Sugestões:

  1. Verificar se as configurações efectuadas, por exemplo, APN Name ou o Username e Password (exigidos por alguns ISPs) no router DrayTek LTE estão correctos.
  2. Tentar alterar a configuração do SIM de 4G/3G para 3G Only.
  3. Utilize o mesmo cartão SIM num telefone e verifique se consegue criar ligação à Internet.

Terminated

Isto significa que o router DrayTek LTE entrou com sucesso no estado “Operational” mas a ligação de dados / ligação à Internet foi desligada inesperadamente.

Sugestão:

Utilize o mesmo cartão SIM num telefone e verifique se consegue criar ligação à Internet.