O que fazer se o desempenho NAT/VPN for inferior ao esperado?

Se o resultado dos testes de velocidade NAT/VPN do router não for tão bom quanto o esperado, podemos fazer os seguintes testes/diagnósticos para tentar resolver o problema:

1 – Certifique-se de que consegue obter a velocidade esperada usando outro dispositivo na mesma ligação à Internet.

Se o router DrayTek não conseguir obter o desempenho esperado, tente usar primeiro um computador ou outro router para testar a velocidade na mesma ligação à Internet.

2 – Certifique-se de que a velocidade da ligação física (Physical Link) está correcta.

Se o ISP fornecer uma acesso de 300Mbps mas a porta WAN do router DrayTek estiver com uma ligação física a 100Mbps, o router DrayTek não conseguirá obter os 300Mbps de débito. Podemos usar os comandos CLI (via Telnet/SSH) “port ?” ou “port wanfc ?” para ajustar as definições da ligação física (Physical Link) da porta WAN ou pode também tentar adicionar outro switch entre a WAN do router DrayTek e modem/router do ISP e verificar se o router DrayTek consegue obter o desempenho esperado.

3 – Desactivar as funções de QoS e Limite de Largura de Banda (Bandwidth Limit).

As funções de QoS e Limite de Largura de Banda (Bandwidth Llimit) irão restringir o desempenho do router DrayTek. Tente desactivar estas funções do router antes de executar um teste de velocidade.

4 – Utilize o iPerf3 para testar a velocidade.

A DrayTek verifica sempre o desempenho NAT/VPN do router DrayTek antes de lançar uma nova versão de firmware usando a ferramente iPerf3 para medir o desempenho do router localmente.

Se encontrar um problema de lentidão/desempenho com outras aplicações, por exemplo, FTP, SMB, www.speedtest.net, por favor utilize a ferramenta iPerf3 para testar o desempenho de forma a servir de base de comparação. O desempenho pode ser diferente ao testar com uma única sessão ou com várias sessões. O número de sessões sugerido é 5, usando o comando: iperf3 -c <endereço_IP_do_servidor_iperf3> -P 5

ou:

teste de upload: iperf3.exe -c <endereço_IP_do_servidor_iperf3> -t 30 -P 32

teste de download: iperf3.exe -c <endereço_IP_do_servidor_iperf3> -t 30 -P 32 -R

5 – Activar a Aceleração de Hardware (Hardware Acceleration) para obter a velocidade máxima.

Activar a Aceleração de Hardware (Hardware Acceleration) também aumentará o desempenho. No entanto, quando a Aceleração de Hardware estiver activada, o tráfego acelerado passará por cima de algumas funções, tais como Traffic Graph e WAN Budget.

6 – Reduzir o MTU quando o problema de desempenho ocorre num site específico.

Quando o problema de desempenho ocorre num site específico, podemos tentar reduzir o valor de MTU no router DrayTek ou na placa de rede do PC. A configuração/alteração de WAN MTU do router DrayTek pode ser feita no menu “WAN >> Internet Access >> Details”.

A VPN tem cabeçalhos TCP/UDP adicionais, pelo que o MTU para VPN é mais pequeno. Use o comando CLI (via Telnet/SSH) “vpn mss ?” para ver e modificar as definições quando necessário.