Como capturar logs do router?

Existem várias formas de capturar logs do router via Syslog :

Enquanto o método via Syslog Explorer (Web Syslog) permite uma forma rápida de visualizar e descarregar o Syslog, o método via Save to USB Disk permite registar mais dados e incluirá mais informação. E para os modelos de routers que não suportem estes métodos, podemos utilizar o utilitário Syslog Utility para capturar o Syslog completo.

  • via Syslog Explorer

Aceder ao menu “Diagnostics >> Syslog Explorer”, activar a opção “Enable Web Syslog” e escolher “Syslog Type”, o router começará a apresentar os respectivos dados. Para guardar estes dados num ficheiro, clicar em “Export”. Será criado um ficheiro chamado web_syslogxxxxxxxx (onde xxxxxxxx é a data actual) que será descarregado para o seu computador.

  • via Save to USB Disk

1 – Inserir um disco USB na porta USB do router, e verificar se o router o detecta correctamenta no menu “USB Application >> USB Device Status”:

2 – Activar a opção para gravar o Syslog no disco USB e o tipo de logs pretendidos no menu “System Maintenance >> SysLog/Mail Alert Setup”:

3 – Os logs serão guardados numa nova pasta Syslog do disco USB. Pode verificar os ficheiros a partir do menu “USB Application >> File Explorer” e descarregar o ficheiro para o seu computador fazendo duplo clique sobre ele :

  • via utilitário Syslog Utility

Qualquer computador (Windows) que tenha o utilitário Syslog Utility instalado pode servir de servidor de Syslog. Pode descarregar este utilitário na nossa secção de Suporte > Downloads.

Após instalação, execute o utilitário e configure o router para enviar os logs para o utilitário Syslog Utility:

1 – Activar a opção para enviar o Syslog para um Syslog server (endereço IP do seu computador) no menu “System Maintenance >> SysLog/Mail Alert Setup”:

2 – Feito isto irá receber logs no utilitário Syslog Utility:

Nota : Se não receber nenhuns logs no utilitário, verifique as políticas de firewall tanto no router como no servidor Syslog (o seu computador) e verifique se existe alguma regra que bloqueia a porta UDP 514.

Caso necessite, pode gravar estes logs para um ficheiro: