Como capturar logs de consola do router via Telnet?
Quando o router reinicia inesperadamente ou tem uma falha, normalmente aconselhamos os clientes a fornecerem os Logs de Consola do router para análise e resolução de problemas. Este artigo demonstra como utilizar o acesso via Telnet para recolher os Logs de Consola com o comando “sys con2tel enable“.
- Faça download de uma aplicação de Telnet (ex: Tera Term, PuTTY), neste exemplo vamos usar o Tera Term.
- Execute o Tera Term:
3. No modo TCP/IP, coloque o endereço IP do router, seleccione o Service como Telnet (a porta por default é a 23) e clique em OK:
4. Introduza o nome de utilizador e a password de início de sessão do router para criar a ligação Telnet.
- Introduzir o comando sys q 5 (5 significa minutos). O router apresentará automaticamente o estado do buffer utilizado na consola a cada 5 minutos. Podemos especificar o intervalo de acordo com as necessidades e desligá-lo com o comando sys q 0.
- Introduza o comando sys con2tel enable e prima ctrl+s para iniciar a captura de Logs de Consola do router:
5. No menu do Tera Term, aceder a “File >> Log…” :
6. Especifique o nome do ficheiro para guardar o Log e seleccione a opção “Timestamp”.
Nota: é essencial seleccionar esta opção, de forma a registar a data/hora ao Log de Consola. A partir da data/hora do Log, podemos saber se a reinicialização ou o problema do router ocorre após um evento específico, comparando os Logs de Consola e o Syslog.
7. Mantenha a sessão do Tera Term aberta até que o problema ocorra. Em seguida, clique em “Close” para parar de guardar os Logs de Consola e envie o respectivo ficheiro de log para o Suporte: