Como capturar logs de consola do router via Telnet?
Quando o router reinicia inesperadamente ou tem uma falha, normalmente aconselhamos os clientes a fornecerem os Logs de Consola do router para análise e resolução de problemas. Este artigo demonstra como utilizar o acesso via Telnet para recolher os Logs de Consola com o comando “sys con2tel enable“.
- Faça download de uma aplicação de Telnet (ex: Tera Term, PuTTY), neste exemplo vamos usar o Tera Term.
- Execute o Tera Term:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/run-teraterm.png)
3. No modo TCP/IP, coloque o endereço IP do router, seleccione o Service como Telnet (a porta por default é a 23) e clique em OK:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/open-telnet-1.png)
4. Introduza o nome de utilizador e a password de início de sessão do router para criar a ligação Telnet.
- Introduzir o comando sys q 5 (5 significa minutos). O router apresentará automaticamente o estado do buffer utilizado na consola a cada 5 minutos. Podemos especificar o intervalo de acordo com as necessidades e desligá-lo com o comando sys q 0.
- Introduza o comando sys con2tel enable e prima ctrl+s para iniciar a captura de Logs de Consola do router:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/sys-con2tel-enable-1024x712.png)
5. No menu do Tera Term, aceder a “File >> Log…” :
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/save-the-logs-to-a-file-in-advance.png)
6. Especifique o nome do ficheiro para guardar o Log e seleccione a opção “Timestamp”.
Nota: é essencial seleccionar esta opção, de forma a registar a data/hora ao Log de Consola. A partir da data/hora do Log, podemos saber se a reinicialização ou o problema do router ocorre após um evento específico, comparando os Logs de Consola e o Syslog.
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/add-time-stamp-to-the-log.png)
7. Mantenha a sessão do Tera Term aberta até que o problema ocorra. Em seguida, clique em “Close” para parar de guardar os Logs de Consola e envie o respectivo ficheiro de log para o Suporte:
![](https://www.draytek.pt/wp-content/uploads/2024/02/close-teraterm-log-after-the-problem-occurs-1024x647.png)